terça-feira, 8 de setembro de 2009

A Vinda X A Volta



O dispensacionalismo acredita que Cristo ainda virá por duas vezes. A primeira seria de forma secreta, onde arrebataria os cristãos fiéis, poupando-os da Grande Tribulação. Versículos como aquele que o Senhor disse que estando dois em um moinho um seria tirado e outro seria deixado para trás, servem como justificativa para essa doutrina do arrebatamento. Já a segunda vinda de Cristo ocorreria após a tribulação e seria com grande glória, diante de todos os olhos, onde Jesus sobrepujaria seus inimigos e traria o juízo final, que culminaria no fim do mundo.


Na visão preterista a volta de cristo se dará apenas em uma oportunidade futura. No entanto, Além da manifestação futura de Cristo em glória, os preteristas também crêem que Jesus veio nas nuvens ainda no primeiro século, para trazer juízo a Israel.
Temos que saber diferenciar a vinda de Cristo em juízo contra a cidade apóstata, e sua aparição triunfal no fim da história corrente.


“Vede Ele vem com as nuvens e todo o olho o verá, até mesmo os que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele. Sim. Amém”. Apocalipse 1:7



Essa figura de linguagem “vem com as nuvens” é muito comum em julgamentos divinos para as nações. Confira por exemplo o que diz Isaias:
“Um oráculo relativo ao Egito: Vejam! O Senhor cavalga numa Nuvem veloz que vai para o Egito. Os ídolos do Egito tremem diante dele, e os corações dos egípcios se derretem no intimo.” Isaias 19:1.

Vir nas nuvens não é literal, mas sim uma metáfora profética do juízo de Deus, que cavalga sobre as tempestades que estão por vir. Deus não foi literalmente ao Egito, mas exerceu seu juízo sobre aquele povo.



Mateus 24:29-30,34 diz:
“Logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará sua luz, as estrelas cairão do firmamento e os corpos celestes serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do filho do homem, e todos os povos da terra se lamentarão e verão o filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.”



Até mesmo os que o traspassaram o veriam vindo nas nuvens. Quem o traspassou? Os seus compatriotas e contemporâneos! Os judeus do primeiro século que exigiram sua crucificação. Podemos nos certificar disso com a parábola dos lavradores maus dita pelo próprio Cristo, onde os servos tramam para tirar a vida de seu senhor. Mateus 21:33-43.

João disse que todas as tribos da terra se lamentariam sobre Ele. Quem são essas tribos? Seria uma mensagem em referencia a todos os povos existentes hoje na terra? A palavra grega traduzida com terra é he ge que deveria ser melhor traduzida como nação. João aqui está falando claramente das tribos de Israel, que estavam na “terra prometida”.


A vinda de Jesus estáq ligada diretamente com a invasão de Tito no ano 70 depois de Cristo. Os romanos destruiram a "cidade santa". Este foi o juizo de Cristo aquela geração que o havia rejeitado.


E o que dizer da expressão: “Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres”?


“Pois assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a VINDA do Filho do homem. Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres” Mt.24:27-28.



Muitos vêem aí uma alusão ao arrebatamento da Igreja. Porém, isto está muito longe do que o Senhor Jesus intentou dizer. Na verdade, trata-se de um provérbio muito popular nos dias de Jesus, cujo significado real é “Onde houver motivos para juízo, aí haverá juízo”.
Neste caso, Jerusalém e os judeus seriam os cadáveres que teriam atraído as águias romanas ( Os abutres eram considerados uma espécie de águia ). Isso também é profetizado por Oséias, que diz: “Põe a trombeta à tua boca. Ele vem como a águia contra a casa do Senhor, porque transgrediram a minha aliança, e se rebelaram contra a minha lei” (Os.8:1).Não era por coincidência que a insígnia romana gravada nos escudos e estandartes do seu exército era uma águia.


Parousia: A “Volta” de Cristo


“Quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória. Todas as nações se reunirão diante dele, e ele apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas ”(Mt.25:31-32).


Sobre o retorno de Cristo pedro afirma que el retornaria no tempo da restauração de todas as coisas.Atos 3:21


O que é que Jesus virá fazer na terra em Sua aparição futura?
Será que Ele virá para estabelecer Seu reino,como afirmam alguns? Absolutamente. Isso Ele já fez em Sua primeira vinda. Agora Ele virá para julgar os vivos e os mortos.


Ao discursar em Cesaréia, na casa de Cornélio, Pedro testificou: “Ele nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos”(At.10:42). Como podemos ver, Ele não vem estabelecer o Seu reino, pois o mesmo já está estabelecido na Terra desde que Ele aqui esteve pela primeira vez. Da próxima vez que vier, Seu propósito será o de
Trazer juízo sobre a terra.

A vinda de Cristo foi Precedida por grandes catástrofes, Jesus não veio fisicamente, o Juízo foi contra uma cidade-Jerusalem . O Agente de Deus: Império Romano. Culminou em um Fim trágico para Israel.

A volta de Cristo será Precedida Pela restauração, Jesus virá Tal qual foi aos céus, o Juízo será contra todos os impios(povos). O Agente de Deus: A Igreja. Culminará com um Fim triunfante da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário