sábado, 19 de setembro de 2009

AS 70 SEMANAS



"Setenta semanas são determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, e dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santo dos Santos. Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até o Ungido, o Príncipe, sete semanas, e sessenta e duas semanas. As praças e as tranqueiras se reedificarão, mas em tempos angustisos. Depois de sessenta e duas semanas será cortados o Ungido, e não será mais, e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário. O seu fim será como uma inundação: Até o fim haverá guerra, e estão determinadas desolações. Ele confirmará uma aliança com muitos por uma semana, mas na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de cereais. E sobre a asa das abominações virá o assolador, até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador." Daniel 9:24-27



É ponto pacífico entre os teólogos que essas setenta semanas referem-se a semanas de anos. Portanto, significam literalmente 490 anos.


Período Histórico


A Babilônia era o maior império mundial da época
Jerusalém Havia sido destruída Por Nabucodonosor
O Povo estava destinado a setenta anos de escravidão
Já haviam se passado 69 anos de escravidão – ( 538 a.c )
Um ano após a profecia, Ciro liberta o Povo – (537 a.c)
Entre a libertação e a reconstrução passam-se 80 anos
Após 80 anos dá-se inicio a reconstrução – (457 a.c )
Em 408 a.c a reconstrução está concluída – 7 semanas
Após a reconstrução se passam mais 62 duas semanas
434 anos até o inicio do ministério de Jesus com 30 anos
Há uma precisão cirúrgica no cumprimento das 69 Sem.
O que será a Septuagésima semana?


Dispensacionlismo


Para os dispensacionalistas existe um Intervalo entre a 69ª e a 70ª semana. Segundo eles, a 69ª semana termina com a entrada triunfal; e a 70ª “está separada das outras 69 por um período indefinido de tempo”. Por qual razão? A Igreja é tida como um parêntesis no propósito de Deus, no domingo da Páscoa o relógio profético parou e voltará a bater depois do arrebatamento, quando Deus assumir a condução dos negócios com Israel no futuro.
A última semana para eles está situada no “tempo do fim”, quando a haverá o advento da Grande Tribulação. A 70ª semana seria os 7 anos da grande tribulação que estaria por vir. Para os defensores dessa visão, aquele que fará uma aliança com muitos é o anticristo. Este durante 3 anos e meio trará paz, inclusive com os judeus, e depois por mais 3 anos e meio( 7 anos ) trará uma perseguição implacável contra os judeus.


Visão Reinista
Preterista


Jesus é o Ungido ( Christos ), que veio após as 69 Sem.
Jesus foi morto após a 69ª semana, logo morreu na 70ª.
O Príncipe era Jesus, mas o príncipe era Tito.
Aquele que confirma a aliança é Jesus e não o Anticristo
A aliança confirmada é a Nova Aliança, em que não há um povo especifico, mas todos quantos forem escolhido por Deus, ou seja, muitos. Pessoas de todas as tribos, povos, línguas e nações. Ap 5:9
Na metade da semana Jesus é Morto, e com sua morte faz cessar o sacrifício e ofertas de cereais. Hb 10:12, 26b

A abominação desoladora são os sacrifícios oferecidos no Templo a Deus no pós-morte de Cristo, com o afã de alcançar algo. Sacrifícios meritórios. Também pode-se identificar como os sacrifícios oferecidos a Nero dentro do Templo judaico. Dn12:11, Mt24:15 - 28
Fazer sacrifícios Meritórios a Deus é o mesmo que não crer que o sacrifício de Cristo foi o suficiente. Ainda hoje há os que oferecem a Deus abominações.
A abominação traz o assolador!
O assolador de Jerusalem foi o Império Romano, que destruiu Jerusalém e o templo e, depois foi destruído pelos Bárbaros.
O templo da nova aliança não está situado geograficamente, mas somos nós a morada do Espírito Santo.O sacrifício que oferecemos é o de louvor e amor. O local onde fazemos estes sacrifícios é nosso coração.Por isso o inimigo não pode derrubar o Reino, pois o Reino está espalhado pelo mundo e o templo somos nós. O primeiro templo fisico foi destruido por Nabucodonosor, o segundo por Tito, mas o Templo espiritual ficará de pé eternamente pois é a igreja de Cristo.


Vós também, como pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus.
I Pe 2:5. Ver também Fl 4:18, Hb13:15-16, Rm12:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário