quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O que é Apocalipse?




Podemos começar dizendo que apocalipse é uma palavra composta com um verbo e uma preposição gregos e significa “Revelação”. O verbo grego kalýpto significa cobrir, esconder, ocultar, velar. A preposição grega apó indica um movimento de afastamento ou retirada de algo que está na parte externa de um objeto.
Deste verbo deriva o substantivo feminino grego apokálypsis, revelação, apocalipse.
A palavra apocalipse vem do grego 'apocaluptein' que significa 'tirar o véu'; no sentido literal, uma re-velação.
O Livro do Apocalipse foi escrito por João. Em sua maioria, os estudiosos defendem que este era o apostolo, mas há os que crêem ser este outro João. A data de sua escrita também causa controvérsias, pois o fururistas defendem que foi escrito durante o reinado de Domiciano(81-96 d.c), e os preteristas que foi escrito no império de Nero(54-68 d.c). Este é o Único livro do novo testamento que tem um bênção ligada a sua leitura.(Ap 1:3)


Quatro Interpretações
Historicista
Idealista
Futurista
Preterista



Historicista

A interpretação historicista entende que o Apocalipse é um prenúncio da história universal e eclesiástica. Esse método é extremamente extenso, levando a inúmeras interpretações sobre os símbolos e os cumprimentos proféticos. O livro poderia fazer referência a muitos acontecimentos, que ocorreram na história ao longo dos últimos séculos.
Uma linha de interpretação historicista que se tornou muito comum é a dos reformadores, que identifica, na besta, o papado e, no falso profeta, a Igreja Romana.

Idealista

Também é conhecida como visão “espiritualista” do apocalipse, pois interpreta o livro de forma espiritual e simbólica somente. Esta corrente interpretativa entende que os fatos narrados por João, não aconteceram e nem acontecerão literalmente, mas nos servem como analogia de uma vida cristã de perseverança na fé, e que no final haverá a vitória do bem sobre o mal. Não entende o livro como sendo profético. Sua visão sobre o milênio é amilenista.

Futurista

O método futurista relaciona os símbolos e as profecias do Apocalipse com os acontecimentos do fim dos tempos, as últimas coisas. Tudo se encontraria no contexto da crise final que antecede a segunda vinda de Cristo. A besta seria um líder político que instauraria um governo mundial, exigindo a adesão de todos os povos. O falso profeta seria uma religião ou um movimento ecumênico que daria suporte espiritual ao governo do Anticristo. Dentro dessa linha interpretação surgiu e destacou-se o dispensacionalismo. Na linha dispensacionalista se acredita na literalidade da escritura profética e na distinção entre profecias feitas para Israel e profecias feitas à Igreja. Crêem que Cristo voltará ainda duas vezes, uma vez para arrebatar seus servos em um evento secreto pré-tribulacionista, e uma segunda vez com poder e glória para sobrepujar seus inimigos. Para esses, Cristo só estabelecerá seu Reinado no milênio. Em sua visão , Israel é o Povo de Deus insubstituível e a igreja um parêntese em seus propósitos. Sua visão quanto ao milênio é preponderantemente pré-milenista.

Preterista

Esta corrente busca interpretar o Apocalipse com base no seu contexto histórico. O simbolismo desse livro se relaciona predominantemente com os eventos contemporâneos a João (o autor) e às sete igrejas asiáticas (os destinatários). O seu cumprimento teria ocorrido na destruição de Jerusalém (no ano 70 d.C.) ou do Império Romano. Esta visão entende que o Reino de Deus foi instaurado na primeira vinda de Cristo e que todas as profecias de catástrofes feitas por João tinham como endereço a Jerusalém apóstata. Para os preteristas o foco principal do apocalipse é que Deus julgaria os judeus do primeiro século por rejeitarem e crucificarem Jesus. Eles diziam: “Crucifica-o!”, “Que seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos”. Em sua visão, Israel perdeu o posto de povo de Deus, agora a Igreja é a Noiva do Cordeiro. A visão sobre o milênio é preponderantemente pós-milenista.

Qual a visão da Reina?

Uma Igreja que acredita no futuro tem que ser preterista!
Cremos que o futuro começou! Jesus deu inicio a seu Reino na terra e tem como esposa a igreja, que foi desposada pelo Espírito Santo. Este a capacita a fazer as transformações que o mundo precisa. O Papel da noiva de Cristo não é esperar o arrebatamento, mas sim promover a restauração de todas as coisas, para que então a Parousia aconteça.
“O qual convém que o céu o contenha até o tempo da restauração de todas as coisas”. Atos 3:21a

Nenhum comentário:

Postar um comentário