sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Série As doze portas de Israel - Porta das ovelhas


Neemias 3:1 - 1 E LEVANTOU-SE Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes, e reedificaram a porta das ovelhas, a qual consagraram; e levantaram as suas portas, e até à torre de Meá consagraram, e até à torre de Hananel.

A porta das ovelhas – A Porta das ovelhas era a porta utilizada para a passagem das ovelhas que seriam sacrificadas no templo, principalmente no período da Páscoa. Todas as outras portas tinham ferrolhos que as mantinham fechadas por determinados momentos ou épocas, mas a porta das ovelhas estava sempre aberta e não possuía qualquer objeto de tranca que impedisse o transito por ela.

1 – Jesus passou pela porta

Dizer que Jesus passou pela porta das ovelhas significa que ele se submeteu ao sacrifício que todas as ovelhas que por ela passavam sofriam (Is 53:7). Os sacrifícios feitos eram meritórios, e ocorriam para expiação dos pecados cometidos pelo povo. Esses pecados é que faziam separação entre nós e Deus (Is 59:2) e, os sacrifícios pascoais amenizavam a ira de Deus contra as iniqüidades do povo . Em João. 1:29, João Batista exclama: Ele é o cordeiro que tira o pecado do mundo. Jesus foi o Cordeiro Imaculado que de uma vez por todas fez o pagamento por nossos pecados. Depois que Cristo, através de seu sacrifício, passou pela porta já não há mais separação entre Deus e seu povo escolhido na terra e, já não há sacrifícios que devam ser feitos meritoriamente com o afã de alcançar alguma coisa diante de Deus. Ao Passar pela porta, Jesus, pagou o preço de todas as coisas que pela graça hoje podemos desfrutar. Para alcançar alguma dádiva de Deus é necessário crer no sacrifício de seu filho e, não tentar comprá-lo por intermédio de obras e ofertas. Este sacrifício de Jesus tornou o Pai novamente favorável a nós.

2 - Jesus é Porta das Ovelhas


"Em verdade, em verdade vos digo que Eu sou a Porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens." João 10:7-9


Jesus não apenas passou pela porta, ele se fez como a própria porta.Passar por esta “porta” pode nos dizer muitas coisas.Temos que seguir o exemplo de Cristo, e assim como ele se sacrificou por nós, devemos também nos entregar por ele e pelo próximo em amor, sacrificar nosso “eu” e nossos interesses.O Apóstolo Paulo afirma:


“Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;” II Timóteo 2:11-12


Geralmente passamos pela morte do nosso ego quando nos convertemos, isso se dá quando passamos pela portas da ovelhas e seguimos o exemplo de Cristo, abrindo mão de nossos interesses carnais em favor da vontade de Deus em nossa vida.No entanto, existem muitas pessoas que estão nas igrejas e que ,mesmo depois de serem membros, ainda não passaram por esta porta, não conseguem abrir mão de seus interesses em prol do Reino de Deus e do próximo.Essas pessoas ao invés de serem Teocêntricas (Terem Deus no centro de suas vidas), permanecem Egocêntricas como antes de estarem na igreja. Na vida dessas pessoas é necessário que esta porta seja restaurada trazendo uma verdadeira conversão a Cristo.

Jesus continua assegurando, que se alguém entrar por Ele, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. Veja que ele não diz que entrará e ficará, mas diz que entrará e sairá. Como dissemos no inicio, esta porta não tem trancas, mas está sempre aberta para trânsito. Mas este trânsito não é a respeito de salvação e sim de liberdade no pós-novo nascimento. Antes de Cristo estávamos presos a desejos da carne, ao pecado e éramos por natureza filhos da desobediência, portanto, sob a influência do inimigo. Embora não percebêssemos, éramos escravos das coisas pelas quais vivíamos. Veja o que o Apostolo Paulo Fala:


“Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.” Romanos 6:16-18


Quando esta porta for restaurada a liberdade será restaurada!!!

Quem passa por esta porta se torna livre para viver com Cristo, sem ser privado por qualquer vicio, doença, opressão demoníaca, ou até religiosidade. Deus não nos libertou para vivermos o jugo da escravidão, mas para entrarmos e sairmos, termos liberdade. Quando assim nos encontramos com ele, então temos sempre de Sua parte pastos verdejantes para nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário