quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A Porta da Guarda


Nee.3:31

“Depois dele reparou Malquias, filho de um ourives, até a casa dos servidores do templo e dos mercadores, defronte da Porta da Guarda, e até a câmara superior da esquina”.


A Porta da Guarda - Porta da proteção onde fica aquele que guarda, aquele que dá o aviso quando o inimigo chega.Onde os sentinelas ficavam na expectativa da chegada do inimigo.Se esta porta não estivesse perfeitamente posta, a cidade estaria vulnerável aos ataques.Os lugares principais que deveriam ser guardados na Cidade era o Templo, e o palácio do Rei. O Templo representa o nosso coração, que é o lugar da habitação de Deus, e o palácio do Rei representa a nossa língua, através da qual a vontade de Deus deve ser expressada. A língua é o instrumento de governo de todo o corpo.

Guardando o Coração

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas da vida”. Provérbios 4:23

Guardar o coração é guardar o Templo de Deus. O templo deve ser um lugar santo, pois é a habitação de Deus. Imagine Ele vivendo em um lugar imundo cheio de dejetos que foram lá lançados. Nosso dever é impedir que ali entre coisas imundas, que profanem o Santuário do Espírito Santo.
O Apostolo Pedro diz em sua carta:

“Antes santificai a Cristo, como Senhor em vossos corações.” I Pedro 3:15ª

O papel do guarda era guardar a entrada e a saída. Aquilo que entra, um dia acaba saindo. Existem duas portas principais por onde entram coisas em nossas vidas: Os olhos e os ouvidos. Quando eu era criança havia uma canção na igreja que dizia: “Cuidado olhinho com o que vê... Cuidado ouvido com o que ouve... O Salvador do Céu esta olhando para você! Tudo aquilo que vemos e ouvimos tem um potencial de fazer morada em nossos corações. Coloque morando em seu coração aquilo que Deus tem te falado e o que você tem visto Deus fazer em tua e nas outras vidas.
Jesus disse:

“O homem bom do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal. Pois da abundância do coração fala a boca.” Lucas.6:45


Existe coisas que nos é impossível deixar de ver ou de ouvir, embora haja coisas que preferiríamos não ter tido contato. Quantas vezes, em tom de brincadeira, já falamos:“Eu preferia ser cego que ver isso” Ou “ Preferia ser surdo que ouvir isso”. Portanto, cuidado com o que você ouve, e cuidado com o que você vê. Cuidado com aquilo que armazena no templo do Senhor, pois é á que Ele faz a sua habitação.

Guardando A Lingua

“Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios”. Salmos141:3

Como escrevemos a pouco, Jesus fala que o que há em abundância no coração é o que a boca fala, nós falamos que a boca fala do que o coração está cheio. A medida que caminhamos com Cristo, há uma transformação em nossas vidas, esta transformação repercuti na nossas forma de andar e na nossas forma de falar. Antes, o nosso coração estava cheio de obscenidades e isso refletia no nosso linguajar cheio de palavrões. Estávamos cheios de orgulho, e isso refletia na nossa forma de nos apresentar. Para tudo que enchia nossos corações havia uma forma em que ecoávamos para fora. Hoje o temos que ter em nossas vidas um dom do Espírito que o Apostolo Paulo chama de Domínio Próprio. Coloquemos um guarda na entrada da nossa boca!

“O que guarda a sua boca preserva a sua alma, mas o que muito abre os seus lábios tem perturbação”. Provérbios.13:3

Na hora em que vivemos um sentimento muito intenso, corremos o risco de falarmos coisas que em um momento mais centrado não o faríamos. Quantas palavras já nos arrependemos de ter falado.
“Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade.”

Provérbios 16:32
“Como cidade derrubada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.” Provérbios 25:28

Não temos que mostrar que temos razão sobre as outras pessoas, não temos que mostrar força, temos é que ser fieis ao que Deus quer. Guarde teu coração e a tua língua, que são o Templo e o Palácio do Rei do reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário