quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O Fim do Mundo


Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero; Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador. Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste. Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio, Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. II Pedro 3:1-13

Como nos dias do dilúvio

O fim do mundo será como nos dias do dilúvio, mas Deus destruiu a terra no dilúvio? É lógico que não! Mas a bíblia diz que Deus destruiu o mundo de então.Que mundo Deus destruiu no dilúvio? "Deus...não poupou o MUNDO ANTIGO, embora preservasse a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios."II Pedro 2:5.

"Como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Pois assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam,bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos - assim será também a vinda do Filho do homem." MATEUS 24:37-39.

O "mundo" destruído não foi o planeta, mas foi a estrutura que os homens haviam construído em cima da injustiça, essa estrutura feita pelos homens precisava perecer para que Noé desse inicio a uma nova sociedade. Da mesma forma se o "mundo de então"(mundo em que Pedro estava inserido na época que escreveu a carta, e não o mundo atual) não fosse destruído, como poderia o Reino de Deus ser instaurado?

Destruição pelo fogo

Precisamos esclarecer algumas coisas antes de entrarmos no assunto da destruição pelo fogo.

Primeiro é que o "agora" de Pedro não é o nosso "agora". Segundo, se a terra for literalmente destruída o céu também será! Jesus nos ensinou a orar dizendo: "Seja feito a sua vontade, assim na terra como no céu". Terceiro, precisamos entender os significados de "céu" e "terra" no texto de Pedro.

O Apóstolo afirma que os céus e a terra que existiam, na época em que ele escreveu, pela mesma palavra se guardam para o fogo... Quando a Bíblia fala que os céus passarão, está se referindo ao sistema da Antiga Aliança, e quando diz a terra passará, está se referindo ao sistema visível, incluindo governos, impérios e etc.

O Fim chegou... Ninguém te avisou?

Logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua luz, as estrelas cairão do firmamento e os corpos celestes serão abalados" (Mt.24:29).

O sol e a lua apontam para a Lei moral e cerimonial, enquanto que as estrelas correspondem ao povo da antiga aliança, ou seja, os judeus. O Sol e a Lua também tipificam o governo, que por sua vez era exercido através da Lei Mosaica, com os seus mandamentos e rituais. Com a queda do templo, cessaram-se os sacrifícios e o culto judaico.

Os Elementos se desfarão

O que eram esses elementos? A palavra elementos em grego é stoiceia ou stoicheia, ela era usada para definir as coisas da velha aliança. A velha aliança já caducou, estamos debaixo da Aliança definitiva, estamos debaixo da Graça, o Velho céu já passou e foi consumido pelo fogo, quando em 70 d.c o General Tito invadiu Jerusalém e incendiou o templo, pondo fim a era dos sacrifícios e dos ritos da Lei. O Mundo de então esta destruído pelo fogo com havia profetizado Pedro e depois João em Apocalipse

Novos céus e uma nova Terra... Em que habita a justiça

Os velhos céus e a velha terra já passaram! Tudo agora é novo. Com o fim da Velha Aliança, os céus se dissolveram para dar lugar a um novo céu, a um novo e vivo caminho pelo qual nos achegamos a Deus.

"Se alguém está em Cristo", diz o apóstolo Paulo, "nova criatura é; e as coisas velhas JÁ PASSARAM, TUDO SE FEZ NOVO. E tudo isto provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO, isto é, Deus estava em Cristo RECONCILIANDO CONSIGO O MUNDO" ( II Co.5:17-19a)

"Então vi um novo céu e uma nova terra, pois já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe...Deus enxugará de seus olhos toda lágrima.Não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, pois as primeiras coisas são passadas. E O que estava assentado no trono disse: FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS. E disse-me: Escreve, pois estas palavras são verdadeiras e fiéis. Disse-me mais: ESTÁ CUMPRIDO. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim". APOCALÍPSE 21:1, 46a.

Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele. Eclesiastes 3:14

À medida que O Reino de Deus cresce a Justiça se expande pelo mundo. Com o crescimento do Reino, todo o mundo criado pelo homem será destruído! Todos os sistemas... No final a terra será restaurada com o avanço total do Reino.










2 comentários:

  1. Gostaria de saber onde fica a igreja....

    ResponderExcluir
  2. Paz, Pr Cecilio.

    Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus lhe continue abençoando poderosamente.

    Estou seguindo o vosso blog.

    Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder estar sempre em melhorias no meu blog.

    http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

    Siga-nos também.

    Fica com Deus.
    Um abraço, Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir